quarta-feira, 29 de abril de 2009

Quem é exu

EXU MENSAGEIRO DOS ORIXÁS





Na tradição Nagô exu é o primeiro orixá a ser cultuado, mas, isso não é por acaso, por ser o primogênito do universo.Quando no mundo só havia agua lamacenta, desta agua lamacenta surgiu um pequeno monte de terra no qual Olodumare soprou vida, criando assim Exu Yangi, a pedra laterita – Obá bábá exu (exu rei e pai), sendo assim exu é o princípio da existência, senhor da multiplicação e do crescimento. Sem exu nada teria sentido, porque só através dele se chega a todos os orixá e até mesmo ao senhor supremo Olodumare, uma vez que como já disse anteriormente ele é a ligação entre o Órun (ceu) e a Aiye (terra). Felizes são aqueles que sabem cultuar exu pois ele é capaz de prosperar todos aqueles que se relacionam bem com ele. De acordo com a nação ele é conhecido com os seguintes nomes: Entre os Jeje (Fon) exu é chamado de Elgbara. Entre os Nagô-Ketu-Ijexá chamado de Exu. No congo e angola (Banto) chamado de Bambojira ou Bambojila.Muita gente confunde Bambogira ou Bambojila com Pomba Gira que não tem ligação nenhuma com a cultura Banto e sim está ligada a Umbanda e são entiades ou espírito de pessoas desencarnadas que ainda tem uma forte ligação com o mundo dos vivos e aqui voltam pelos caminhos de exu, mas, nunca chegaram a este patamar. Por ser exu lésé-Orixá e lésé-egun como também os Exú conhecidos como João Caveira, Sete Capa, Sete encruzilhada, tranca rua e muitos outros que também estão ligados a rituais umbandistas devem ser respeitados, pois também tem o seu valor. No nosso axé ninguém pode ser iniciado para Exú, mas, isto não quer dizer que os outros axé que iniciam pessoas para Exú estejam errados. Para as pessoas de Exú em nosso axé nós costumamos dizer que elas tem carrego de exú e ao serem iniciadas no santo, Exú terá tudo o que lhe é de direito, mas, a pessoa será raspada para Ogun. Para se acentar um Bara o zelador tem que ter muito conhecimento. Existem pessoas que foram iniciadas para orixá e assentaram pomba-gira, Exú veludo, Exú do lodo, que não são orixá e sim entidades de Umbanda e por isso não tem direito a assento. Não podemos confundir entidades com divindades, que são coisas totalmente distintas. Quando assentamos o Bara de uma pessoa é uma coisa de muita responsabilidade, pois toda a prosperidade espiritual e material desta pessoa dependerá da forma como este assento foi feito. Todo Exú Bara tem sua folha de acordo com o Orixá em que está ligado. Darei a seguir o nome de algumas, por que Exú também tem sua folha por ser lésé-orixá.

As folhas mais importantes sâo:

Urtiga, cansanção, unha de gato, corredeira, comigo ninguém pode, aroeira, baba de boi, folha da costa, bredo sem espinho, mal me quer, alfavaquinha, tiririca, picão da praia, fel da terra, arrebenta cavalo, carrapicho de agulha, fortuna, folhas de pimentas e outras.


Bem. Se eu for falar tudo sobre Exú não terminaria nunca, porque ele está ligado a tudo dentro desta rica e milenar cultura. Ele é o senhor absoluto de todas as possibilidades. Para Exú nada, nunca, está perdido. Ele faz o erro virar acerto e o acerto virar erro, ele matou um pássaro ontem com a pedra que atirou hoje. Eu o considero o Orixá de fazer coisas extraordinárias. Quando os negócios em geral vão mal, a quem recorrer senão a Exú?Um dos oriki de Exú diz isso claramente:
Exú faz o erro virar acerto e o acerto virar erro


Quando sentado sua cabeça bate no teto; de pé, não atinge sequer a altura do fogareiro
Exú transporta numa peneira o azeite que comprou no mercado e o azeite não escorre dessa estranha vasilha.
Matou um pássaro ontem com a pedra que atirou hoje.
Quando zangado pisa na pedra e ela sangra
Através deste oriki é que chegamos a conclusão que a palavra impossível não existe para Exú. Costumam dizer que o dia consagrado a Exú é a segunda-feira, mas, na minha opinião todos os dias são consagrados a ele. Por isso. É obrigação de todos aqueles que foram iniciados no Candomblé saudá-lo todos os dias.
Exu é ligado a todas as coisas quentes, começando pelo fogo das lavas vulcânicas e do sol (iná ou izô) fogo do bem e do mal, pelo sangue (eje) pela pimenta (atare) pelo azeite de dende (epo pupa) que está muito ligado a exu, pois além de ser quente te o poder de agilizá-lo e as bebidas alcoolicas (otin). Exu também usa um cacete nodoso chamado de ogó, com que ele se transporta de um lugar para o outro com a mesma facilidade, podendo por isso estar em todos os lugares.
Cada pessoa ao nascer tem seu próprio bara sendo assim o bara exu e individualidade de cada ser. Em algumas axe exu é representado por um falo ereto (okò) ou por uma vagina (onó). Os orgâos genitais remetem ao poder que exu exerce sobre a atividade sexual, não só por procriação, mas, também pela força do princípio de vida.